CARTÓRIO DE IMÓVEIS DE DIADEMA FACILITA PROCESSO DE USUCAPIÃO

Sábado, 14 de julho de 2018

Cartório de Diadema facilita processo de usucapião
Novo site do cartório disponibiliza diversos serviços, dentre os quais, modelos de requerimento. Foto: Reprodução/Site

 

 

 

 

 

 

 

Como regularizar uma propriedade por meio do processo de usucapião é a principal dúvi­da de quem possui um imóvel, mas não é proprie­tário, ou seja, não tem a escritura registrada em seu nome. Antes de 2015, o processo só era realizado por meio de ação judicial. Entretanto, após mudança no Código de Processo Ci­vil, passou a existir também o usucapião extrajudicial, realizado em Cartó­rios de Registro de Imóveis, tornando o procedimento mais rápido e acessível.

“Apesar da mudança na lei, realizar a usucapião no cartório não era factí­vel, porque era necessária a anuência do proprietário do imóvel. Normalmente, nesses casos é exercida a posse do imóvel, mas não há contato com o proprietário. Entretanto, no ano passado, dispositivo em uma medida provisória do governo federal corrigiu esse óbice (empecilho). Quando se traz para o cartório a usucapião você tem redução de custos, celeridade e mais eficiência por conta da gestão privada, mas sem perder a segurança jurídica, porque está sendo exercida uma função pública”, explicou a oficiala Patrícia André de Camargo Ferraz, responsável pelo Cartório de Registro de Imóveis de Diadema.

Buscando satisfa­zer, com eficiência, as necessidades dos cidadãos que demandam as atividades jurídicas no âmbito extrajudicial, o Cartório de Diadema facilita o processo ao disponibilizar em seu site requerimento em que constam, inclusive, documentos necessários ao procedimento.

“Elaboramos um requerimento padrão, especificando os tipos de usucapião e os documentos que devem ser apresentados. É só preen­cher. Assim, facilitamos a vida do advogado. A ideia é que tenhamos um procedimento eficiente e de absoluta segurança para atender o cidadão”, destacou Patrícia Ferraz.

Se a documentação apresentada estiver toda em ordem e não ocorrer nenhum contratempo, segundo a oficiala, em 90 dias é possível finalizar o procedimento de usucapião. Via judicial o prazo é de 4 a 10 anos.

Serviço – Mais informações sobre os tipos de usucapião e outros procedimentos extrajudiciais estão disponíveis no site https://www.registrodiadema.com.br. O Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Dia­dema fica localizado na Rua Graciosa, 406 – Parque Sete de Setembro.

Moradores do Jardim Maria Tereza, em Diadema, 
podem solicitar regularização de lotes direto no cartório

Os moradores do Jar­dim Maria Tereza, em Diadema, que estão com imóveis em situação irregular, podem resolver as pendências diretamente no Cartório de Registro de Imóveis da cidade. “A prefeitura já en­viou para o cartório a planta e certidão de implantação para dar início à regularização fundiária do local. Entretanto, os moradores já podem fazer o requerimento para a regularização lote a lote”, des­tacou a oficiala Patrícia  Ferraz.

“A prefeitura tem investido muito na regulari­zação fundiária na cidade. É um processo importantíssimo, pois dá segurança jurídica na garantia do direito à propriedade”, afirmou.

VILA SANTA MARIA

O loteamento Vila Santa Maria, no bairro Serraria, está em processo de regula­rização. “É muito importante que os munícipes tragam ao cartório os contratos para registro, porque, se houver a necessidade de alguma providência ou algum documento, nós orientamos”, ressaltou Patrícia.

Para facilitar os pedidos de regularização de imóveis, o Cartório de Diadema disponibiliza em seu site diversos serviços, dentre os quais modelos de requerimento. Basta acessar www.registrodiadema.com.br/registro-de-imoveis/modelos-de-registro-de-imoveis.

A regularização fundiária é o processo que inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais com a finalidade de integrar assentamentos irregulares ao contexto legal das cidades, proporcionando também o direito de posse às famílias.

https://www.diarioregional.com.br/2018/07/14/cartorio-de-imoveis-de-diadema-facilita-processo-de-usucapiao/